Principais erros acontecem quando há falta de conexão e de alinhamento entre o que as pessoas estão falando e os outros ouvindo
A comunicação não assertiva é uma comunicação que não funcionou. Simples assim. Quem falou não se sentiu ouvido e não passou a mensagem que gostaria. E quem deveria ter entendido A, saiu da conversa achando B. É uma situação que acontece todos os dias.
Pode ser quando um casal tem uma discussão e nenhum dos dois consegue ser claro sobre seus sentimentos. Quando um colega de trabalho manifesta discordância sobre alguma entrega e a outra pessoa “leva aquilo para o pessoal”. Como dizia o escritor George Bernard Shaw, o maior problema da comunicação é quando se acha que ela já foi alcançada.
Um dos principais causadores desses ruídos é o fato de as pessoas não conseguirem se conectar quando estão se comunicando. Vejamos o que o escritor Charles Duhigg, autor do livro Supercomunicadores, nos fala sobre isso: “A falha de comunicação ocorre quando as pessoas têm diferentes tipos de conversa”, explica.
Para Duhigg, existem três tipos de conversa: as focadas em tomadas de decisão (relacionadas a processos decisórios, como uma escolha), as emocionais (como estou me sentindo) e as sociais (quem somos e como somos vistos?). Os desencontros ocorrem quando alguém está em uma desses tipos de conversa e seu interlocutor está respondendo em outro. É aquele exemplo básico: você vai fazer uma reclamação de uma situação e a pessoa, ao invés de apoiar e validar o sentimento, tenta buscar soluções ou conselhos práticos. Que são importantes, sim, mas não naquela hora.
Mas então o que seria a comunicação assertiva?
“A comunicação efetiva exige perceber que tipo de conversa está ocorrendo e depois procurar a combinação com o outro. Em um nível muito básico, se alguém parece emotivo, permita-se ficar emotivo também. Se alguém está inclinado pela tomada de decisão, iguale esse foco. Se a pessoa está preocupada com as implicações sociais, espelhe essa fixação de volta pra ela”.
E no dia a dia do trabalho?
Quer ver como os problemas de comunicação impactam o mundo atual? Vamos a alguns números. Um estudo da Holmes, empresa do campo de relações públicas, revelou após pesquisar 400 companhias que o custo da má comunicação atingiu US$ 37 bilhões. Também estimou que a produtividade perdida pode chegar a US$ 62 milhões ao ano. O mesmo relatório constatou que empresas cujos líderes possuem habilidades de comunicação eficazes apresentaram um retorno aos acionistas 47% maior ao longo de um período de cinco anos.
“Habilidades de comunicação deficientes são o resultado de uma decisão consciente dos líderes de não se aprimorarem. ‘Não tenho tempo para comunicar’ é um mito comum’, diz trecho do estudo. “Melhorar a comunicação envolve mais do que apenas disseminar a mensagem para que seja ouvida. Significa garantir que a mensagem ressoe e seja compreendida pelos ouvintes de forma que os mova à ação”.
A verdade é que, muitas vezes, subestimamos a importância de ter uma compreensão clara de nossa própria mensagem, o que pode levar a problemas. É fundamental questionar o que queremos que a pessoa absorva de nossa conversa e adaptar nossa mensagem de acordo com isso. Uma comunicação assertiva requer clareza, uma abordagem direta e concisa, sem perder-se em detalhes irrelevantes.
Quer saber mais sobre comunicação assertiva e efetiva?
Em 2024, a Yellow Insights apresentará um curso abrangente sobre comunicação clara e assertiva, oferecendo dicas práticas, exemplos e exercícios que podem aprimorar significativamente suas habilidades de comunicação no dia a dia. Será em um dia, no formato presencial, em um sábado a ser definido.
Lembre-se: a comunicação assertiva pode evitar mal-entendidos e promover relacionamentos mais saudáveis. Com esse curso, vamos te mostrar técnicas para definir a mensagem que queremos transmitir em cada interação, práticas de escuta ativa para para entender melhor quem sobre nossos interlocutores. E tudo isso vai facilitar as conexões e o alinhamento.
Link para o curso: "Comunicação assertiva na prática: como se comunicar melhor no trabalho e em outras situações do dia a dia?"
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